16 março 2018

4 Erros na Organização da Casa

Por mais organizadas que pensamos ser, há sempre alguns erros que cometemos. Todas nós temos certas manias, que dificultam a organização do lar.

A organização tem o objectivo de tornar as coisas, e a vida mais funcional e prática.

Manter a organização de uma casa, exige planeamento e uma rotina diária.

Vamos lá ver os 4 erros mais comuns e trabalhar para corrigir maus hábitos:



Guardar, guardar, guardar.... Vamos parar com isso!

Tudo, mas tudo, que estiver por casa, que não utilizem à mais de um ano; seja utensílios. roupas, pequenos móveis, caixas, etc...Separem.


Vamos praticar o desapego???


Podem dar, vender, doar a instituições... isso deixo ao critério de cada um.


Devolver as coisas ao lugar de origem!


Dica óbvia, mas, nunca é demais relembrar. É tão simples! Exemplos práticos: chegamos a casa, trocamos os sapatos pelas pantufas, fazemos isso no sítio onde está a sapateira, assim não corremos o risco de termos calçado disperso pela casa.
Casacos, gabardina, etc... no meu hall de entrada tenho um roupeiro, chegamos a casa tiramos o casaco e penduramos, nada de casacos em costas das cadeiras, sofás.
Utilizamos algum item em casa, depois devolvemos ao lugar, nada mais simples.



Colocar muitos objectos nos pontos focais (hall, quartos e cozinha) da casa - Esqueçam!

É verdade é, quanto menos objectos decorativos tiverem estas divisões melhor.
Hall de entrada cheio de retratos, de todos os tamanhos e feitios; quartos cheios de livros, fotografias, bijutarias, cremes; cozinhas cheia de plantas, pratos da avozinha, frigoríficos e microondas cheios de ímans...
Não estou a dizer para não ter, mas controlado!
Isto porque são sítios onde naturalmente despejamos várias coisas no dia-a-dia, quanto mais Clean estiverem melhor.

No Hall de entrada, uma foto ou outra, uma luz de presença e um "despeja bolsos", um cesto ou um prato, só para colocar aquelas coisas básicas do dia-a-dia (chaves, chaves, chaves)

Nos quartos, aconselho mesas de cabeceiras simples, luz, livro, e pouco mais. Aproveitem a gaveta para guardar os lenços de papel, o creme das mãos e outras coisas mais.

Na cozinha, ah! a cozinha.... se calhar escrevo um artigo só para esta divisão, que acham?
Mas o essencial é quanto menos melhor.
A cozinha é um local onde "o menos é mais", e a organização localizada é essencial.
Local da refeição, local da preparação das refeições, local do pequeno-almoço e lanches, local da lavagem, local do fogão, forno... muito importante organizar esta divisão a nível de espaço.
Frigoríficos com ímans sim, (quem não gosta de ter uma recordação da viagem que fez), mas sem faturas das contas para pagar!! (normalmente os ímans servem para isso).


Papelada, nada de acumular papel...

Papelada acumulada, são uma dor de cabeça.
Documentos, faturas, comprovativos de pagamento, recibos, garantias.... os papéis multiplicam-se com uma facilidade incrível, o que prejudica muito, uma boa organização, já para não falar quando precisamos de algum deles nunca sabemos onde estão...

Solução: Ou migramos os papéis para formato digital ou organizamos uns dossiers e (tentamos) manter tudo em ordem, semanalmente, fazendo o arquivo.

Agora é só repensarem em estratégias próprias e que se adequem ao vosso dia-a-dia e à vossa casa, e assim facilitem a vossa vida e a vossa rotina diária.

Espero que tenham gostado!


Sem comentários:

Enviar um comentário